Skip to main content
teste de software

A importância do teste e do desenvolvimento nas aplicações

Desenvolver softwares exige paciência e dedicação. Além disso, investir em teste de software não é uma novidade. Ainda assim, é possível encontrar empresas que não disponibilizam de uma metodologia para desenvolver esses sistemas.

É importante não só desenvolver um software, mas também se certificar da sua performance e capacidade ao longo do tempo de uso. E ainda que o fator humano seja uma parte essencial nesse processo, testes são necessários nas aplicações.

teste de software

O que é teste de software?

Teste de software corresponde à etapa de controle de qualidade. Trata-se da última etapa na elaboração de um sistema, seja de um novo projeto ou até mesmo uma atualização de um que já existe.

Há um profissional que realiza os testes nos softwares. Entre as atividades desenvolvidas por ele para analisar aquele sistema a fundo estão:

*Entendimento do projeto

*Novas funcionalidades

*Planejamento dos testes a serem realizados

*Execução dos testes

*Registro dos defeitos

A presença de um profissional de testes é obrigatória na equipe de desenvolvimento de um software. Há também o uso de automações para otimizar esse processo de testar o sistema.

Mas a tarefa de analisar a performance do software não termina aí. Há ainda a etapa de desenvolvimento, essencial para colocar a ideia do papel em algo concreto. Saiba mais sobre essa fase a seguir.

Como analisar o desenvolvimento?

Antes de tudo você deve entender que há uma diferença no desenvolvimento de softwares para empresas e para os voltados para o cliente final. Essas aplicações são elaboradas para um tipo de perfil específico.

Existem alguns sistemas corporativos essenciais para qualquer empresa. Destacamos como as mais conhecidas como os CRMs (Customer Relationship Manager) e o ERPs (Enterprise Resource Planning), além de outros que atendem e otimizam internamente as demandas da gestão.

Para fazer um bom desenvolvimento, é necessário seguir alguns pontos essenciais para essa etapa. Para começar, seja qual for a finalidade do software, é fundamental entender o público ao qual o sistema será destinado.

A partir de dados confiáveis e pesquisas é possível traçar o perfil do consumidor do produto. Assim se pode ter uma noção clara da demanda do produto, os problemas que podem ser solucionados com o sistema e como agregar valor àquele software. Quando falamos em agregar valor não quer dizer cobrar mais caro, mas sim diferenciar o sistema dos concorrentes, destacando-o no mercado e valorizando para o cliente.

A importância do teste e do desenvolvimento

Ambas as etapas destacadas no post são essenciais para o bom desempenho do software. Enquanto os testes analisam a funcionalidade e performance do sistema, o desenvolvimento é a etapa de criação que transforma as “dores” do cliente em soluções através do seu produto.

Essas fases são de extrema importância para qualquer software. Seja qual for a finalidade, esses processos feitos de forma correta podem diminuir prejuízos e gerar lucro. E agora que você percebeu a importância disso, comece hoje a investir nisso. Algumas empresas realizam esse processo internamente, mas outras se propõem a contratar terceirizadas para algumas funções, como teste.

Quer saber mais detalhes sobre softwares? Acompanhe o nosso blog e descubra todas as possibilidades de alavancar negócios com esses sistemas. E se você tem um software e deseja analisar sua performance, entre em contato conosco e peça seu orçamento.


Compartilhar Com
Conteúdos que você pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *