Skip to main content
Crowdtesting

Crowdtesting: Entenda o que é e como esse serviço funciona

Quem trabalha com programação ou desenvolvimento de software está bem informado sobre o que é a Crowdtesting. Saber como o software de um site ou aplicativo se comporta em condições reais, como se estivesse de fato funcionando, é necessário para a identificação de erros. “Crowd” é uma palavra em inglês que significa multidão, logo estes são testes em que se simula o uso em diferentes condições da aplicação.

Crowdtesting

O interessante dos testes do Crowdtesting é que eles são simulados, ou seja, pessoas de diferentes localizações, perfis e aparelhos de celular, acessam a aplicação com um objetivo diferente. O que é importante, uma vez que o que se espera sejam feedbacks mais próximos do real. Assim, o programador pode consertar erros e aprimorar ações, de modo com que a experiência do usuário seja a melhor possível.

Como acontece a seleção dos testadores

Para entender como o Crowdtesting funciona primeiro é preciso conhecer o seu processo de seleção de testadores. Já que o que se pretende é uma simulação do real, do que será o site ou o aplicativo go live, a heterogeneidade de perfis é muito positiva. Eles são escolhidos por suas qualificações, pelos tipos de tablet e celulares que tem, bem como por suas características de acesso.

Desta forma é possível montar uma gama variada de perfis, como também de diversos aparelhos móveis. Este último assume uma grande relevância porque um software pode apresentar comportamentos diferentes de um aparelho para o outro, uma vez que contam com sistemas diferentes. Por ter um caráter colaborativo, o Crowdtesting pode ser feito em qualquer lugar e momento, dentro de um período de tempo.

Crowdtesting em laboratório

Outra modalidade de Crowdtesting é aquela realizada em laboratórios especializados. A diversidade da escolha de testadores é a mesma, porém a avaliação tem um caráter especializado e instantâneo. Nestes lugares, a pessoa recebe um celular zerado ou com os aplicativos padrões para realizar os testes. Por serem dirigidos, é mais aconselhável que sejam aplicados como se fosse uma segunda fase dos testes, para avaliar um erro que já tinha ocorrido na primeira vez.

Como acontece a avaliação do software

Um Crowdtesting de qualidade é aquele que submete diferentes tipos de dispositivos móveis – tablets, smartphones e smartwatchs, sistemas operacionais e marcas (das mais populares ou seguimentadas). Quanto maior for esta diversidade, melhores e mais reais serão os resultados obtidos. Os testes devem ser iniciados pouco tempo depois dos sistemas estarem liberados, pois desta forma o retorno é mais rápido.

No geral, não é necessário que a empresa compre ou alugue aparelhos, o que é uma forma de economia. Os dispositivos seriam dos próprios testadores selecionados. Além disso, toda atividade de Crowdtesting é remunerada, porém desta forma não se paga por hora trabalhada, mas pela atividade em sua integralidade. Uma forma eficiente e econômica de testar os softwares.

Os erros mais comuns apresentados nos feedbacks dos testadores dizem principalmente sobre seis características: segurança, interface, textos, funcionalidade, melhorias e impeditivos. Na segurança se identifica se um usuário não autenticado consegue ter acesso à programação do software. Quanto a interface, se avalia toda a parte gráfica e de apresentação.

Os textos estão relacionados a erros comuns de idiomas – ortografia, pontuação, coerência e coesão. Ainda se aponta os erros de funcionalidade, quando o software apresenta comportamentos inesperados. Os testadores podem fazer sugestões para o aprimoramento geral do software. Por fim, os impeditivos são quando apontam sobre alguma função que não pode ser desenvolvida.

Leia mais sobre software e programação em nosso blog e visite o nosso site. Conheça os nossos serviços e produtos – estamos à disposição para ajudá-lo. Entre em contato com a RSI Informática através de nosso telefone ou e-mail.


Compartilhar Com
Conteúdos que você pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *