Skip to main content

Porque Testes de Mobile são desafiadores?

Testes de Mobile realmente é um tipo de teste desafiante e nós iremos ver o porquê.

Testes de Mobile

Ao procurar aplicativos ou jogos educacionais para meu filho, eu encontrei um jogo onde uma criança pode fazer operações diferentes em um salão de veículos como a lavagem, a limpeza, a pintura, a tatuagem (isso mesmo! Veículos também podem receber tatuagens!) e a maneira que foi apresentada, adorei o jogo.

Eu imediatamente baixei a versão paga e dei ao meu filho com a esperança de que eu volte a trabalhar pelos próximos 15 a 20 minutos, enquanto ele estará ocupado na decoração de veículos.

Ele animadamente aceitou e começou a explorar (porque crianças não seguem testes roteirizados). Dentro de 5 minutos, ele voltou reclamando – isto não está funcionando, por favor comece o jogo novamente…

Eu vi um pop-up “Infelizmente, o XYZ parou de funcionar”. Eu pressionei OK, comecei de novo e dei para o meu filho. Dentro de 2 minutos, mesma reclamação e mesmo erro. Estava se tornando interessante. Tendo uma mente de testador, comecei a investigar!

Perguntei para meu filho o que ele fez. (Como você encontrou o problema?)

Nada, eu estava penas brincando – disse ele.

Eu reformulei a minha pergunta – como você jogou o jogo, você pode me mostrar? (Você pode reproduzir o erro?)

Ele começou a jogar e eu assisti. Ele estava funcionando bem e eu fiquei impaciente. Eu estava prestes a voltar para o trabalho e ouvi o mesmo reclamar. Ele rejeitou o jogo dizendo que não gostava do mesmo porque parou de funcionar tantas vezes.

Testes Mobile

Agora, o testador em mim despertou: eu sentei em uma cadeira e comecei a jogar. Ele funcionou bem por 10 minutos e não consegui ver nenhum pop-up de erro. Eu verifiquei toque múltiplo, conexão de dados ligada/desligada, GPS ligado/desligado, modo retrato/paisagem, mas realmente não encontrei nada.

Cansado e frustrado, pedi ao meu filho para jogá-lo novamente para eu ver como o jogo parou tantas vezes para ele.

Ele selecionou um carro de uma variedade de veículos para brincar. Ele aplicou o pequeno sabão e depois jogou água, secou o carro e mudou para a próxima seção onde ele poderia decorá-lo.

Ele pintou o carro com a cor verde. Mas então ele pensou que não queria a cor verde. Ao invés de mudar de cor, voltou para a seção de limpeza e jogou água no carro na esperança de que ele ganharia sua cor original. Neste ponto, o pop-up piscou na tela “Infelizmente, o XYZ parou de funcionar”! Eu quase caí da cadeira. Depois de seguir os mesmos passos, eu também pude ver o erro.

Depois de investigar um pouco mais, descobri que quando o usuário do jogo estava voltando da seção de decoração para a seção de limpeza, o aplicativo estava falhando.

Meu Deus, que erro mais BOBO, disse para mim mesmo. Durante meus 8 anos de testes em aplicações web, conheço vários tipos de casos de testes padrão. Um deles é – vá para frente e para trás e depois novamente para trás e faça alguma atividade. O desenvolvedor de jogos para celular não se preocupou com essa bobagem?

Mas por que eu descrevi esse caso?

Na era em que o celular está dominando todos os outros domínios e quase todo mês um novo celular é lançado, os testadores estão sob uma enorme pressão. A maioria das perguntas da entrevista para testes móveis não inclui qualquer pergunta sobre testes básicos ou mesmo testes funcionais.

Testes de Mobile, é realmente desafiador?

As percepções sobre testes móveis são: o testador deve saber sobre como fazer testes de vazamento de memória, testes de segurança, testes de interrupção, testes específicos do dispositivo, testes específicos do sistema operacional e deve saber uma ou duas ferramentas para verificar o desempenho. Bom suficiente?

Não!

Concorda que os testes de mobile são realmente um domínio desafiador? As razões são:

  • O crescimento da tecnologia móvel empurrou cada indústria a lançar seu aplicativo móvel. Hoje, se você procurar, você será capaz de encontrar aplicativos para quase todas as palavras-chave conhecidas.
  • Mobile tornou-se tão parte da nossa vida que rejeitamos ou recusamos um site ou aplicativo que não é móvel. Queremos tudo na ponta dos dedos. E essas exigências enormes criaram um enorme estresse para cada projeto ser compatível com dispositivos móveis.
  • O grande número de smartphones no mercado, juntamente com a adição do mesmo em base mensal, torna a cobertura de testes um fator crítico e um ponto difícil para todos os envolvidos.
  • Com o tempo, mais e mais sistemas operacionais estão sendo construídos de forma independente, além dos sistemas operacionais tradicionais como iOS, webOS, BlackBerry e Android. E a maioria dos aplicativos desenvolvidos hoje são e espera-se ser compatível com todas plataformas, portanto teses completos em diferentes sistemas operacionais é necessário.
  • Automação de testes móveis ainda está em sua infância e, mesmo que haja um monte de ferramentas disponíveis, automatizadores de testes móveis não estão facilmente disponíveis no mercado.
  • Testes móveis vem com outros desafios como problemas de rede – rede ruim e boa, mudança entre Wifi para 3G/4G e vice-versa, o desempenho, enquanto vários aplicativos estão sendo usados simultaneamente, problemas de vazamento de memória, problemas de consumo de bateria e etc.

Quando o celular vem à mente, a característica mais importante é a facilidade de uso. Não importa quão boa é a sua aplicação, mostrar recursos avançados, se o usuário não é capaz de ligar com ele na tela pequena por mais de 5 segundos, ele nunca mais vai voltar. Os usuários móveis são mimados com o número de opções e, portanto, os usuários nunca suportam qualquer erro.

Você pode pensar: Testes na web é o mesmo. A facilidade de uso é necessária lá também. Correto! Mas os usuários de computador são mais pacientes do que usuários móveis. Mesmo como um testador, você veria que o comportamento diferente em si mesmo.

Quando você testa qualquer site no computador, você pode esperar por 2 a 5 segundos. Já no celular, você continua batendo no símbolo de carregamento para matar aqueles 2 segundos.

Conclusão

Sendo assim, os testes de mobile não são difíceis porque os testadores têm que pensar em uma ampla cobertura e uso em tempo real (sim, esses são certamente os fatores diferenciados de qualquer teste padrão), mas os testes móveis tornaram-se difíceis porque enquanto os testadores correm para fazer os testes no tempo permitido, a maioria deles preferem fazer teste de interrupção, vazamento de memória, testes de desempenho, mas esquecem ou dão menos importância aos testes funcionais básicos.

Se você trabalhou em diferentes domínios de testes, você deve saber que nenhum domínio é fácil e cada um tem seus fatores específicos e difíceis.

O domínio móvel mudou a equação de requisitos e as expectativas dos usuários de muitas maneiras. Mas é difícil porque testadores pensam que a cobertura de testes para um número de dispositivos é mais importante do que os testes funcionais completos sobre pelo menos um dispositivo.

Gostou do post? Continue acessando nosso blog para mais conteúdos relacionados ao tema. Aproveite e conheça a RSI, empresa que preza pela melhor experiência do usuário!

Artigo produzido por: Stenio Viveiros.


Compartilhar Com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *