Skip to main content
Blockchain

Blockchain: Entenda como funciona essa tecnologia

A cada dia a tecnologia ganha mais força nas atividades mais diversas. E uma que mais se destaca e ganha espaço é o blockchain. Esse conceito está atraindo empresas e pessoas interessadas em otimizar o uso do bitcoin.

Para quem não sabe, bitcoin são moedas virtuais que possuem valor comercial em negociações. Mas como o valor é especulativo, ou seja, não há um preço estabelecido como o real, por exemplo, esse tipo de moeda acaba trazendo muita dúvida. Uma solução foi investir em blockchain.

Blockchain

O que é blockchain?

Blockchain é um registro, ou seja, uma espécie de “livro contábil” digital no qual estão expostos vários tipos de transações espalhados por diversos computadores. Através desses registros é possível saber o envio e recebimento de valores. Como estão em diversas bibliotecas (assim são chamados os computadores com esses registros) espalhadas pelo mundo, há diversos pontos que contribuem para o seu sucesso.

O sistema de blockchain é formado por cadeia de blocos, nos quais as transações estão contidas lá. Os dados são trancados e protegidos por uma forte camada de criptografia. O sistema em si é desenvolvido para evitar invasões e fraudes. Como não há uma centralização da informação, as chances de invasão são menores. Além disso, a criptografia diminui ainda mais as estimativas de invasões no sistema.

Apesar de o blockchain ser pública, ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso e auditar as movimentações financeiras presentes na mesma, há um investimento intenso em segurança da informação.

Como funciona o blockchain?

O funcionamento do blockchain funciona de forma muito organizada. Para começar, cada computador tem uma cópia do banco de dados. Em conjunto com isso, audições são realizadas regularmente para analisar as informações e também eliminar as chances de alguma fraude. Para que uma informação esteja presente no banco de dados, o consenso da rede de computadores deve aprovar e reconhecê-la como legítima. Todo processo de decisão é estabelecido por meio de um consenso.

Conforme são aprovadas, as informações são armazenadas em blocos, nos quais possuem um resumo dessas informações. Pense no bloco formado por informação, hash do bloco anterior e hash. À medida que as informações são inseridas nos blocos, esses dados ficam na fila de espera para serem inseridos no próximo bloco. Pense nisso como um sistema dependente, no qual um bloco se liga ao outro. Mas qual a importância do blockchain? Saiba mais abaixo.

A importância do blockchain

O blockchain tem uma importância muito grande nas transações de bitcoins. Mas à medida que esse conceito foi crescendo, mais moedas foram sendo aderidas por esse sistema. Temos aplicações de moedas virtuais e também outros segmentos da economia.

O blockchain veio como uma forma de potencializar as relações monetárias. Isso porque há diversas vantagens no uso desse sistema. Começando com o fato de ser um livro contábil compartilhado por toda a rede e com acesso para qualquer pessoa.

A importância do blockchain está pelo fato de facilitar e unificar as transações em um só sistema. Além de ser mais prático, pois não há alteração cambial, o processo é realizado na rede. Isso sem falar que as transações são mais rápidas, pois é feita pela rede. E tudo isso sem a preocupação de fraudes ou até mesmo invasões cibernéticas.

Viu como o blockchain não tem mistério? Saiba mais sobre esse assunto e outros mais aqui no blog. E se você quiser alavancar de vez o uso do sistema da sua empresa, entre em contato conosco e peça o seu orçamento. Nossa equipe especializada vai tirar todas as suas dúvidas.


Compartilhar Com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *