Skip to main content
teste de software - otimizar a performance da aplicação

Por que é importante otimizar a performance das suas aplicações?

Criar e desenvolver uma aplicação tem como objetivo melhorar o desempenho interno de uma empresa ou então envolver um cliente na compra de um produto ou serviço ofertado. Espera-se que estes softwares sejam práticos, rápidos e relevantes, que realmente façam a diferença no mercado e dentro de uma empresa. Para que isso aconteça, a otimização da performance das aplicações deve ser constante.

teste de software - otimizar a performance da aplicação

Cuide atentamente da infraestrutura da aplicação

A infraestrutura da aplicação é o primeiro ponto a ser analisado porque é ele em que de fato vai fazer a diferença no funcionamento e desempenho. Ele somente será rápido se tiver um suporte qualificado e profissional, pensando e testado para entrar em execução. Então, desde o servidor em que a aplicação estará hospedada, todas as escolhas fazem parte da segurança e performance de seu funcionamento.

Quando a memória, o disco e os recursos do CPU estão integralmente voltados a produzir e funcionar a aplicação, há melhoras no desempenho. O mesmo por ser dito quanto a sua elasticidade, que aumenta ou diminui os recursos da VPS observando a sua demanda, além de que de maneira rápida e sem a necessidade de migração. Privacidade de acesso em suas aplicações também é importante para a sua performance, precisando ter um acesso exclusivo ao sistema operacional.

Tenha uma equipe de TI otimizada

A otimização da aplicação ainda tem reflexos dentro da equipe de TI, fazendo com que o tempo dedicado ao suporte seja reduzido e a que o desenvolvimento profissional seja estimulado. É muito dispendioso para o suporte ser deslocado constantemente para cobrir falhas específicas. Portanto, quando a prioridade está em cuidar do desenvolvimento da aplicação, ponto precisa corrigir depois. Isso além de ser estratégico, também é econômico.

Com menos casos de erros, a equipe de TI pode se dedicar a trabalhar e desenvolver outras aplicações e serviços. Menos chamadas de suporte, mais tempo para estar voltada a produção de melhorias nos demais programas e softwares. Uma equipe focada antecipa problemas e cuida da manutenção de todo o setor. Este novo modelo de trabalho leva a um impacto mais assertivo nas despesas e lucros da empresa.

Consequências de um aplicativo em pleno funcionamento

Estar sempre de olho na performance das aplicações faz com que toda a equipe monitore de perto o que está em pleno funcionamento e o que não está. Todo o fluxo de atividades está sob supervisão e a compreensão de como os usuários utilizam a aplicação é mais detalhada. Desta forma se podem prever futuras demandas, pensar em novos projetos e ter os resultados que impactam na produtividade. A rentabilidade da empresa está diretamente ligada a otimização do desenvolvimento de suas aplicações.

Este movimento gera usuários satisfeitos e que melhor aproveitam de todas as especificidades do software. Ele compreende o funcionamento e conseguem ser ainda mais produtivos em suas funções. Todo o dia a dia de trabalho se torna mais facilitando, além de eficiente. Este é o objetivo de desenvolver e empreender projetos assim: facilitar o trabalho, integrar os setores, converter clientes e trazer mais lucratividade para a empresa.

Acompanhe o nosso blog e conheça sobre aplicativos, softwares e programação. Visite o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. Entre em contato conosco através de e-mail ou telefone.


Compartilhar Com
Conteúdos que você pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *