Skip to main content
Do que depende a Qualidade do Software

Quais fatores influenciam na qualidade dos softwares?

Desenvolver softwares de qualidade exige diversas funções que garantem a confiabilidade do resultado. O sistema deve ser ágil, fácil de ser utilizado, atender a expectativas dos clientes e ainda agregar valor à empresa por meio do seu desempenho.

Para que isso aconteça, existem alguns padrões importantes que devem ser analisados nesse sistema. Isso tudo envolve a qualidade do software, que diferencia os softwares confiáveis dos outros não tão confiáveis.

Do que depende a Qualidade do Software

Existem diversas maneiras de pensar sobre o processo de qualidade do software. Para começar, você deve entender que é um trabalho constante e contínuo. Podemos ainda observar que há um investimento constante por parte das empresas de sempre buscar melhorar o produto. Nesse caso, vale a produção de uma nova versão ou um produto novo que atenda àquela demanda.

Então quando falamos em qualidade do software, quais fatores são determinantes para o bom ou mau resultado do sistema? O que pode ser usado para otimizar seu desenvolvimento ou prejudicar a sua execução?

Tenha em mente que são necessários alguns pontos significativos para afetar a qualidade do software. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença na performance da empresa no dia a dia. E são:

Processo de desenvolvimento

Um dos fatores que mais influenciam na performance do software é a etapa do desenvolvimento. E nesse caso não estamos falando apenas da parte prática, mas também de tudo o que levou até aquele momento.

Então a análise do público-alvo é importante, assim como a boa realização das pesquisas e compreensão dos dados obtidos. E não podemos nos esquecer ainda da análise de mercado, essencial para que tenhamos uma compreensão da demanda que existe daquele produto.

Profissionais envolvidos

De nada adianta uma tecnologia de ponta e um projeto impecável se os profissionais envolvidos não souberem executar da melhor maneira aquilo. Então um dos fatores determinantes da qualidade do software é em relação aos recursos humanos da empresa. Os profissionais devem ser treinados e capacitados para realizar o melhor trabalho possível.

Nem sempre a formação de uma equipe acerta logo de primeira, pois depende muito também não só de cada profissional, mas também a harmonia entre eles. Então invista não só em escolher os colaboradores certos, mas também em capacitá-los constantemente. Isso permite que haja uma motivação nas atividades diárias e o surgimento de novas ideias para novos produtos.

Fatores gerais

Existem ainda alguns fatores que não necessariamente envolvem uma fase específica. Podemos analisar a escolha das ferramentas, pois as mesmas devem ser de qualidade. Outro ponto é em relação à assistência técnica, já que a mesma pode ser acionada em algum momento. E não podemos esquecer ainda dos recursos disponibilizados para o desenvolvimento do software.

Falar da qualidade do software envolve vários fatores importantes e significativos. Então não podemos nos focar em apenas um ponto. Além disso, como citamos antes, é um processo contínuo e necessário para a performance de qualquer sistema.

E se você gostou do tema, continue acompanhando o blog para mais posts bem legais sobre assuntos ligados a softwares e tecnologia. Se ainda tem dúvidas, entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe especializada.


Compartilhar Com
Conteúdos que você pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *