Skip to main content
Conceito de IoT

Internet das Coisas: Conheça esse conceito e saiba como ele impacta na sua vida

Você já imaginou quem um dia objetos e equipamentos do seu cotidiano como lâmpadas, eletrodomésticos, chaves e até mesmo suas roupas poderão se conectar à internet? A ideia lhe parece absurda? Pois saiba que graças à “Internet das Coisas” já estamos vivendo esta realidade.

Conceito de IoT

Originária do termo inglês “Internet of Things (IoT)”, a Internet das Coisas é um conceito tecnológico que visa conectar uma série de aparelhos do nosso cotidiano à internet, que vão além de computadores e smartphones. Ou seja, trata-se da ampliação da conexão.

Neste artigo, você descobrirá o conceito desta inovação, bem como ela pode impactar as nossas vidas. Acompanhe.

Mas afinal, o que é a Internet das Coisas?

É notável o fato de que a Internet das Coisas está pouco a pouco conquistando seu espaço em dispositivos que, até então, funcionavam sem a conexão da web. Mas afinal, qual o objetivo em expandir a conexão com dispositivos do nosso dia a dia?

Antes de tudo, é preciso entender seguinte ponto: Computadores, notebooks, celulares e tablets não integram esta inovação. Isso porque a IoT abrange somente aparelhos que normalmente não teriam conexão com a web, como por exemplo televisões, câmeras de segurança, máquinas de lavar, geladeiras e lâmpadas.

Esclarecida esta questão, eis o conceito de Internet das Coisas: conectar dispositivos que utilizamos em nosso dia a dia à internet, e assim aproximar o mundo físico do digital. E se você está pensando que a proposta desta tecnologia é permitir que tenhamos mais meios para ficar online, está enganado.

A função da conectividade é tornar estes objetivos mais eficazes, por meio de recursos complementares. Um exemplo de aparelho inteligente é a geladeira, que tira fotos de seu interior, informando ao proprietário os alimentos que estão prestes a acabar. E não para por aí. Com a conexão à internet, o eletrodoméstico aponta os estabelecimentos mais próximos com preços mais acessíveis.

Existem riscos de segurança e privacidade na Internet das Coisas?

Sim. Da mesma forma que computadores e smartphones podem ser acessados por invasores, estes equipamentos também podem. E no caso dos dispositivos que integram a IoT, a vulnerabilidade é maior, visto que não existem programas de segurança e privacidade desenvolvidos exclusivamente para eles.

Esta é sem dúvidas, o principal desafio desta indústria, que vem buscando oferecer serviços que garantam a segurança, privacidade e integridade dos dados. É importante destacar que estes riscos não são apenas individuais, uma vez que a IoT pode ser aplicada em hospitais, no trânsito e nas empresas.

O impacto da IoT nas nossas vidas

A conectividade da Internet das Coisas pode gerar impacto em diferentes setores e aspectos da sociedade. Abaixo, nós listamos quatro deles:

  1. Hospitais: Uma das áreas mais beneficiadas. Através do Internet das Coisas, os pacientes podem fazer uso de aparelhos conectados que medirão sua pressão sanguínea. Em tempo real, as informações coletadas serão encaminhadas para o departamento responsável pelo controle dos exames. O uso de aparelhos com conexão à rede também é capaz de facilitar o atendimento, bem como o acesso ao histórico do paciente.
  2. Escolas: Com seu celular, o aluno poderá verificar se o livro que ele precisa encontra-se disponível na biblioteca. Os professores e diretores, por sua vez, teriam o acesso das atividades dos alunos, além de controlar o número de faltas.
  3. Transporte público: Por meio de aplicativos instalados em telas nos pontos de ônibus, as pessoas saberão a localização exata do ônibus. Este recurso também ajuda a descobrir se há motoristas descumprindo os horários ou se o veículo está com algum defeito.
  4. Agropecuária: O uso de sensores distribuídos pela plantação pode fornecer dados relacionados à temperatura, previsão do tempo e umidade. Já nos animais, é possível aplicar a tecnologia também por meio de sensores, que farão o seu rastreamento.

Como você pode ver, a Internet das Coisas está gerando uma grande revolução na humanidade. O que você pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário e não deixe de conferir as demais publicações do nosso blog!


Compartilhar Com
Conteúdos que você pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *